Data, hora e local: 27/10 | 18h | Teatro B. de Paiva – Porto Dragão – Fortaleza
Duração e Classificação: 40min | Livre
Iracema é uma mulher, é minha vizinha vitalina, é minha tia cozinheira, é minha mãe sem dinheiro, é minha avó trabalhadora da terra, é minha irmã que não solta o celular. Iracema é um lugar, uma praia, uma estátua, um centro cultural, um bloco de carnaval, uma agência de viagens, uma pizzaria. Iracema é uma lenda, uma sereia, um fantasma, um biscoito recheado, uma caixa de papelão, um jogo eletrônico. Iracema de cócoras, em cima de uma árvore, jogando bola, assistindo novela, brincando de morto vivo, dançando o toré. Iracema com sono, com dor de cotovelo, com muita energia, com uma fome de leão, com o coração partido, com sangue nos olhos. Iracema gente boa, crush da geral, sofredora nata, torcedora do Ceará.
Iracema é um espetáculo de dança voltando para o público infantil que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Mais do que contar a história de Iracema, nesse espetáculo iremos juntos imaginar que outras histórias de Iracema podem ser dançadas.
Quem é Rosa Primo?
Rosa Primo é bailarina e professora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutora (2010), com estágio de um ano no curso de dança da Université de Paris VIII (França) e mestra (2004) em Sociologia pela UFC. Estreou em Fortaleza em 2014 o solo “Encanta o meu jardim”, que recebeu diversos prêmios. Em 2018 iniciou uma pesquisa mergulhando na obra IRACEMA de José de Alencar.
Ficha Técnica
Conceito e Intérpretação Rosa Primo
Direção e Dramaturgia Clarice Lima
Pesquisa de Movimento e Direção de ensaio Carolina Wiehoff
Pesquisa de Imagem e Desenho Cênico Raisa Christina
Criação, Cenografia e Figurino Carolina Wiehoff, Clarice Lima, Raisa Christina, Rosa Primo
Assessoria de Figurino Marina Carleial Música Thiago AlmeidaIluminação Walter Façanha
Fotos Luis Otávio Queiroz
Criação Gráfica Renan Costa Lima
Produção Pavilhão da Magnólia
Produtor Executivo Jota Júnior Santos
Parceiros Khartaz Studio, Universidade Federal do Ceará – Instituto de Cultura e Arte, Escola Porto Iracema das Artes
Este projeto foi contemplado no I Edital Cultura Infância 2016 da Secretaria da Cultura do Estado.
Clique AQUI para ter mais informações sobre a VI Bienal de Par em Par