Roda de Conversa – Espiritualidade indígena e negra em tempos de polarização.
Data da publicação: 28 de novembro de 2019 Categoria: BlogCom a presença de convidados externos à comunidade universitária, os estudantes da disciplina Raça, Etnia e Sociedade, dos cursos de Graduação em Dança do ICA/UFC realizarão uma roda de conversa sobre “Espiritualidade indígena e negra em tempos de polarização”.
Com o intuito de contribuir com os pensamentos e conhecimentos sobre os estudos de raça e racismo no Brasil, a atividade acontecerá no dia 29/11, das 14 às 17 horas abaixo da Materioteca do ICA-PICI, com os convidados Pajé Raimunda, do povo Tapeba (Caucaia, CE) e o Professor William Calhoun para uma conversa sobre.
Sob a coordenação da Profa. Emyle Daltro, a atividade é gratuita. Raimunda Rodrigues Teixeira (Mestra Pajé Raimunda Teixeira) Ocupa a função de pajé, sendo considerada a primeira mulher indígena a ocupar o papel em uma comunidade indígena no Ceará. Sua comunidade está estimada em uma população de oito mil pessoas. Os Tapeba vivem na margem do rio Ceará, em Caucaia. A mestra mantém os costumes indígenas vivos por meio de sua memória e seus ensinamentos acerca das lendas, culinária, ervas e rituais.Prof. William Calhoun Consultor experiente em educação internacional com uma história comprovada de vinte e sete anos de criação e gerenciamento de programas de educação internacional em sala de aula e experienciais, focados na construção de uma cidadania global crítica e engajada. Ampla experiência no ensino e na liderança de estudantes universitários em programas internacionais de experiência no Brasil, Quênia e Cuba. Forte conhecimento prático da integração de projetos comunitários, movimentos sociais, ONGs e outras experiências práticas de base nos currículos para a aprendizagem dos alunos com a experiência, reflexão e engajamento. Com Juris Doctor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin, o prof. William traz uma visão estratégica, a capacidade de executar programas e a experiência de longo prazo trabalhando no setor internacional de gestão educacional.