Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Cursos de Dança da UFC

Área do conteúdo

Cursos de Dança na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará 2019

Data da publicação: 4 de janeiro de 2020 Categoria: Blog

A Bienal Internacional de Dança do Ceará realizou sua 12° edição entre os dias 16 e 27 de outubro. Desde sua criação, professores, alunos e projetos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança têm colaborado com sua programação, celebrando as múltiplas formas de se fazer dança na atualidade.

O que aconteceu?

A professora Rosa Primo apresentou seu solo “Tudo Passa sobre a Terra”, inspirado na imagem de Iracema, personagem feminina do romancista cearense José de Alencar, para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher. “Tudo Passa Sobre a Terra” teve sua apresentação no dia 19/10, no Teatro B. de Paiva – Porto Dragão, em Fortaleza.

Rosa primo apresentou também “Iracema”, aproveitando as pesquisas para sua outra apresentação. Dessa vez voltada ao público infantil, “Iracema” aborda as várias facetas de várias Iracemas: pessoas, locais e lendas. O espetáculo contou com duas apresentações: no dia 25/10, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá e no dia 26/10, no Teatro B. de Paiva/Porto Dragão, em Fortaleza.

A professora Andréia Pires apresentou-se na Bienal no espetáculo “Vagabundos”, a proposta da apresentação nasceu dentro da Universidade Federal do Ceará em 2013 e ganhou vida para além dos muros institucionais, abrindo espaço a atores advindos de outras instâncias e grupos, formando um elenco composto de 24 pessoas e mais de 24.000 narrações. “Vagabundos” foi apresentado no dia 25/10, no Teatro B. de Paiva /Porto Dragão.

 

 

A Mostra Dança em Foco, proposta pelos professores Leonel Brum e Paulo Caldas a partir do projeto Midiadança, homenageou o centenário de nascimento do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham com uma grande programação feita em parceria com a Rede Iberoamericana de Videodança e com a Cunningham Trust, dos Estados Unidos. A coreógrafa alemã Pina Bausch (falecida em 2009) foi também homenageada com registros e documentários sobre sua obra e processos criativos. Obras selecionadas pelo festival dança em foco completaram a programação. A Mostra Dança em Foco foi exibida de 21/10 a 27/10 no Porto Dragão, em Fortaleza, e contou com palestras de Lilian Graça (Bahia) e Daniela Guimarães (Minas Gerais/Bahia).

Além da participação de professores, contamos com a apresentação do espetáculo “Intergalático”, da aluna do curso de Bacharelado em Dança, a intérprete e criadora Maria Epinefrina. Nele, “um corpo observado ocupando um espaço pequeno cheio de imposições luta pela sua expansão desbravando o desconhecido. “Intergaláctico” é corpo que desdobra no tempo e espaço, contudo esse espaço é construído e por vezes opressor. Empoderar-se diante dele se torna um conflito entre o que pode o corpo e o que o corpo pode”. “Intergalático” foi apresentado no dia 27/10, no Teatro B. de Paiva/Porto Dragão.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo