Conferência de Pedra Silva abre o projeto de pesquisa e extensão Conferências Dançantes e integra o Seminário Dança_Educação
Data da publicação: 13 de abril de 2022 Categoria: BlogOs cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC realizam, neste mês de abril, o Seminário Dança_Educação (SD_E) como parte das comemorações dos seus dez anos de atuação. Integrando a programação do evento, a conferência dançante Práticas de uma Atuação Ma’kum[b(eira)], com Pedra Silva, acontecerá no dia 26 de abril, das 16 às 18h, em formato presencial, no palco do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210 – Benfica). Serão ofertadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas, gratuitamente, através de formulário online, até às 23h59min do dia 21 de abril (quinta-feira). Haverá emissão de certificado de participação.
Podem se inscrever estudantes de dança e de outras linguagens artísticas, artistas (de diferentes pertencimentos étnicos), brincantes, professores/as, pesquisadores/as de diferentes áreas e demais interessados/as. A ação faz parte do projeto de Pesquisa Artística e Extensão Conferências Dançantes movidas pela interculturalidade crítica, realizado pelo Coletivo Areia e coordenado pela artista e professora Emyle Daltro e vinculado aos cursos de Dança do ICA-UFC.
Para esta primeira edição, o projeto recebe a graduanda do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE), integrante da Coletiva NEGRADA, travesti em retomada ancestral identitária, macumbeira, artista multilingue, arte-educadora e pesquisadora Pedra Silva. Transitando entre as artes da corpa e as sensitividades performáticas, a pesquisadora se dedica ao estudo das aparições transancestrais e o processo de expansão espiralar da memória na presença em migração.
Sobre o projeto
“Conferência dançante” é a apresentação realizada por uma pessoa ou grupo – o/a/e conferencista – em que o público é convidado a intervir livremente nesta apresentação com movimentos, gestos, sons, falas, tornando a conferência um processo de composição coletiva, uma vez que o público improvisa a partir de como é afetado pela fala do/a/e conferencista, mas a própria fala do/a/e conferencista é modificada pelas intervenções do público. O termo dançante acrescentado à noção de conferência, traz a ideia de que os assuntos discutidos nessas reuniões nos convidam a dançar, instaurando a produção de discurso tecido com modos diversos de improvisar. O projeto será realizado, neste ano de 2022, de abril a novembro, sempre na última terça-feira de cada mês. Para cada edição, o projeto contará com artistas e pesquisadores que atuam dentro e fora de universidades como conferencistas, possibilitando experimentações artísticas coletivas movidas pela “interculturalidade crítica”.
Seminário Dança Educação (SD_E)
A programação do Seminário Dança Educação (SD_E), acontece de 25 a 30 de abril, reunindo mesas de discussão, residência artística, mostra videográfica e apresentação de trabalhos acadêmicos e artísticos. Com o tema “10 anos. E agora?”, a proposta é discutir, pensar e debater os dez anos das graduações em Dança da UFC, possibilitando diferentes modos de refletir as pedagogias, políticas e formações em dança no Ceará. Para acompanhar a programação completa acesse o site do evento.
SERVIÇO:
26/04 – Conferências Dançantes – movidas pela interculturalidade crítica
Práticas de uma Atuação Ma’kum[b(eira)] (16h às 18h)
Convidada: Pedra Silva
Parceria com o projeto de pesquisa e extensão Conferências Dançantes do Coletivo Areia, coordenado pela profa. Emyle Daltro.
Local: Palco do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno – Av. da Universidade, 2210 – Benfica
>> É obrigatório o uso de máscara e apresentação do cartão de vacina com três (03) doses.
>> Orientamos o uso de roupas flexíveis que permitam movimentação.
Mais informações: E-mails de contato: coletivoareia.danca@gmail.com, emyledaltro@ufc.br | Site: https://coletivoareia.blogspot.com/