Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Cursos de Dança da UFC

Área do conteúdo

Ana Carolina da Rocha Mundim

Multiartista: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora, dj. Bacharel e Licenciada em Dança e Mestre em Artes pela UNICAMP. Doutora em Artes pela UNICAMP e pela Universitát Autónoma de Barcelona. Realizou estágio Pós Doutoral em Artes pela Universitát de Barcelona. Realizou a especialização A natureza que somos – filosofias e práticas para uma atuação mais genuína no mundo, pela Casa Tombada. De 2010 a 2016 foi docente dos programas de Graduação em Dança e Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia e desde 2017 é docente dos cursos de Pós Graduação em Artes e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Dança, da Universidade Federal do Ceará. Publicou diversos artigos e os seguintes livros: Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade; Danças brasileiras contemporâneas: um caleidoscópio; Corpos em quatro atos; Mapas e percursos, estudos de cena; Múltiplos olhares sobre processos descoloniais nas Artes Cênicas; Abordagens sobre improvisação na dança contemporânea; Safety Distance; Cifuno – pulsação África; Livro de dançar: cartas para improvisar e compor.

Coordena o grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço, que se dedica à improvisação e composição em tempo real em dança, e a partir de 2022 tem focado no trabalho de dança na água. Integra o Conectivo Nozes. Organiza o projeto Temporal – encontros de improvisação e composição em tempo real . Participa do Bando: grupo de estudos em improvisação e do coletivo Mulheres da Improvisação. Como intérprete-criadora integrou os seguintes espetáculos: Trocoloco; Três Céus e Infernos; Reminiscências; Ambulante; Sobre caviar, chucrute e chuleio; Perpetua; Post-it body; Sobre pontos, retas e planos; Cartas Abertas ao Desejo; DEEP; Matagal; e os vídeoartes Z’Inguício; Butterfly; A Despedida; Entrelace; Sob o céu do silêncio; Cartas Abertas ao Desejo ; Feel; o Dia em que o céu chorou; Uma carta para minha mãe; Paisagem para dormir; Lockdown; Animais me percebem, paisagem me escuta . Participou de várias residências artísticas em dança (Recife, Santo Amaro da Imperatriz e Moreré/ Brazil; Celrá, Barcelona, Fontcoberta e Vic/ Espanha; Algarve/Portugal; Xangai / China; Genebra/ Suiça; Bacalar/México). Desde 2016 tem colaborado com Xavier Vilasís e o grupo de pesquisa Data Science for the Digital Society (La Salle / Ramon LLul / Barcelona), desenvolvendo uma pesquisa na interação entre Arte e Ciência, mais especificamente relacionando conteúdos da improvisação e dança, fotografia e física quântica.

Há dez anos começou a explorar a fotografia. Como fotógrafa produziu as seguintes exposições: Na Pele (Uberlândia); Perpetua (Campinas); Ventanas (Uberlândia); Cartas Abertas ao Desejo (Exposições Coletivas Digitais Permitir o afeto e Se antes do fim…, no Maré Foto Festival; Fortaleza – BNB / Galeria Mariana Furlani; Campo Grande – Casa Cor / Parque das Nações Indígenas; Goiás – Cineteatro São Joaquim; ). Integrou as seguintes exposições coletivas: Uberlândia – Múltiplos Olhares sobre a cidade; Sertão Imaginário – Qxas Festival; Miragem – Solar Festival.; Se antes do fim… e Permitir o afeto. – Maré Foto Festival; Meu inventário Verde. Recebeu a medalha de bronze no Brasília Photo Show – 2016/2017. Publicou o ensaio fotográfico Sobre Branco (Cause Magazine – edição Natureza – 2017). Foi selecionada para a convocatória Tempo Suspenso, uma iniciativa conjunta do Foto em Pauta, FotoRio, Solar Foto Festival, Doc Galeria, em 2020. Com o projeto Corpo Público realizou leitura de portfolio com Rosely Nakagawa, no Maré Foto Festival e com Luciara Ribeiro no Photothings. Integrou o Salão de Abril 2021 (Fortaleza – Ceará)., com a obra Chá de Cadeira. Vem desenvolvendo o conceito de “Fotocoreografia”, tendo publicado um artigo sobre o assunto. Participou do Festival Solar em 2022, na exposição coletiva Horizontes Desejantes, nas leituras de portfolio e na exposição coletiva Palimpsesto de Memórias com o grupo Imagem e Pensamento. Em 2023 integra a oitava edição do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e o Experimental Photo Festival (Barcelona).

Dj e produtora musical formada pelo curso de dj da Plugg Artistic e pelo curso de Produção Musical da Aimec. Já tocou nas cidades de São Paulo, Campinas, Barcelona e Fortaleza com destaque para: Centro Cultural Belchior, Galeria 1212, Festival Elos, abertura do show da Céu no Festival Solar, entre outros. Tem suas pesquisas voltadas para a música house e a música brasileira. Produz a festa House your body.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo