Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Cursos de Dança da UFC

Área do conteúdo

Paulo Sergio Caldas de Almeida

Formado em Dança Contemporânea na Escola Angel Vianna e em Filosofia (UERJ), mestre e doutor em Educação (UFC), Paulo Caldas tem sua produção artística marcada pela aproximação entre dança e cinema/vídeo. Sua companhia de dança Staccato, da qual foi diretor e coreógrafo desde sua criação em 1993 até 2014 — e que contou, ao longo dos anos, com a subvenção de instituições como a Prefeitura do Rio, o SESC Rio e a Petrobras —, mereceu diversos prêmios e distinções nacionais e internacionais.

Sua produção artística (que envolve espetáculos, instalações e videodanças) já foi apresentada em diversas cidades no Brasil, e também na Alemanha, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, México e Portugal. Ministra regularmente oficinas de dança pelo Brasil e já foi professor convidado em importantes companhias de dança nacionais, como Lia Rodrigues Companhia de Danças (RJ), Cia de Dança Deborah Colker (RJ), Primeiro Ato (MG) e Quasar Cia de Dança (GO). Idealizador e diretor artístico, desde 2003, do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança (primeiro festival brasileiro dedicado exclusivamente a interface dança/vídeo), foi professor dos cursos de graduação em dança da UniverCidade (2007-2010) e da Faculdade Angel Vianna (1995/2010), onde coordenou o curso de pós-graduação “Estéticas do Movimento: Estudos em Dança, Videodança e Multimídia”.

Além de diversos ensaios publicados em periódicos acadêmicos, organizou livros pioneiros no Brasil acerca da videodança e, com Ernesto Gadelha, a coletânea “Dança e Dramaturgia[s]”, em 2016. Em 2011 e 2014, foi jurado do idill – International Dance Online Short Film Festival (Bélgica/França/Reino Unido). Foi codiretor do Ateliê Internacional de Dança (AID), evento de formação em dança realizado em Fortaleza e, desde 2011, é professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará, onde ministra disciplinas ligadas ao setor de técnica e criação em Dança. Na UFC, coordenou o Projeto de Extensão “Ateliê de Composição Coreográfica e Processos Criativos em Dança” (2013-2014) e coordena o docdança (projeto de acervo físico e digital criado em 2012). Em 2015 e 2016, foi coordenador do Programa de Dança do Porto Iracema das Artes — Escola de Formação e Criação (Instituto Dragão do Mar / Secult CE), que abrange o Curso Técnico em Dança. Em 2021-22, realizou seu Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo