Thereza Cristina Rocha Cardoso
Thereza Rocha é pesquisadora de dança , diretora e dramaturgista de processos de criação. Professora dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve a pesquisa CENA DO TEXTO|TEXTO DA CENA: derivas de uma escrita de processo. Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012).
Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei, sob a supervisão de Alberto Ferreira da Rocha Júnior. Formada em teatro pela CAL – Casa das Artes de Laranjeiras e, em dança, pela atual Escola e Faculdade Angel Vianna. Como artista, colabora na dramaturgia dos espetáculos Anatomias (Espaço SESC/RJ 2022); Pra Frente o Pior, da Inquieta Cia., (MITsp 2020) e Gente de Lá, de Wellington Gadelha, (Panorama Pantin, Paris, 2020), artista indicado ao Prêmio PIPA 2020. Em parceria com a intérprete-criadora Maria Alice Poppe é coautora da quase-instalação Máquina de Dançar, SESC Pompeia/SP (2016) e Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto/RJ (2015), selecionado como um dos 10 melhores espetáculos de dança do ano pelo jornal O Globo, e é dramaturgista/diretora de 3Mulheres e um Café: uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bausch, com temporada no Espaço SESC/RJ (2010), projeto agraciado com o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna. Foi professora-assistente dos cursos de graduação em teatro e em dança do Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (1993-2010), onde concebeu e coordenou o Curso de Pós-graduação Lato Sensu Estudos Avançados da Dança Contemporânea: coreografia e pesquisa.
Foi professora substituta do setor de Dança e Filosofia do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e do setor de Dança do Instituto de Artes da UERJ. Foi Diretora da Divisão de Dança do Instituto Municipal de Arte e Cultura – RIOARTE da Prefeitura do Rio (2001-2004). Foi representante do RJ na Câmara Setorial de Dança, MinC/FUNARTE (2005-2006). Autora dos livros O que é dança contemporânea? (Conexões Criativas, 2016), projeto agraciado com os prêmios FUNARTE de Dança Klauss Vianna e RUMOS Itaú Cultural, e Diálogo|Dança (SENAC, 2012), esse em parceria com Márcia Tiburi. Atua principalmente nos seguintes temas: dança contemporânea; dança e filosofia; dramaturgias do corpo; corpo e linguagem; filosofia da arte.