Cursos de Dança na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará 2019
Data da publicação: 4 de janeiro de 2020 Categoria: BlogA Bienal Internacional de Dança do Ceará realizou sua 12° edição entre os dias 16 e 27 de outubro. Desde sua criação, professores, alunos e projetos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança têm colaborado com sua programação, celebrando as múltiplas formas de se fazer dança na atualidade.
O que aconteceu?
A professora Rosa Primo apresentou seu solo “Tudo Passa sobre a Terra”, inspirado na imagem de Iracema, personagem feminina do romancista cearense José de Alencar, para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher. “Tudo Passa Sobre a Terra” teve sua apresentação no dia 19/10, no Teatro B. de Paiva – Porto Dragão, em Fortaleza.
Rosa primo apresentou também “Iracema”, aproveitando as pesquisas para sua outra apresentação. Dessa vez voltada ao público infantil, “Iracema” aborda as várias facetas de várias Iracemas: pessoas, locais e lendas. O espetáculo contou com duas apresentações: no dia 25/10, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá e no dia 26/10, no Teatro B. de Paiva/Porto Dragão, em Fortaleza.
A professora Andréia Pires apresentou-se na Bienal no espetáculo “Vagabundos”, a proposta da apresentação nasceu dentro da Universidade Federal do Ceará em 2013 e ganhou vida para além dos muros institucionais, abrindo espaço a atores advindos de outras instâncias e grupos, formando um elenco composto de 24 pessoas e mais de 24.000 narrações. “Vagabundos” foi apresentado no dia 25/10, no Teatro B. de Paiva /Porto Dragão.
A Mostra Dança em Foco, proposta pelos professores Leonel Brum e Paulo Caldas a partir do projeto Midiadança, homenageou o centenário de nascimento do coreógrafo norte-americano Merce Cunningham com uma grande programação feita em parceria com a Rede Iberoamericana de Videodança e com a Cunningham Trust, dos Estados Unidos. A coreógrafa alemã Pina Bausch (falecida em 2009) foi também homenageada com registros e documentários sobre sua obra e processos criativos. Obras selecionadas pelo festival dança em foco completaram a programação. A Mostra Dança em Foco foi exibida de 21/10 a 27/10 no Porto Dragão, em Fortaleza, e contou com palestras de Lilian Graça (Bahia) e Daniela Guimarães (Minas Gerais/Bahia).
Além da participação de professores, contamos com a apresentação do espetáculo “Intergalático”, da aluna do curso de Bacharelado em Dança, a intérprete e criadora Maria Epinefrina. Nele, “um corpo observado ocupando um espaço pequeno cheio de imposições luta pela sua expansão desbravando o desconhecido. “Intergaláctico” é corpo que desdobra no tempo e espaço, contudo esse espaço é construído e por vezes opressor. Empoderar-se diante dele se torna um conflito entre o que pode o corpo e o que o corpo pode”. “Intergalático” foi apresentado no dia 27/10, no Teatro B. de Paiva/Porto Dragão.