Inscrições abertas, até 20/04, para a residência artística Percursos da Diversidade
Data da publicação: 13 de abril de 2022 Categoria: BlogOs cursos de Licenciatura e Bacharelado em Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC realizam, neste mês de abril, o Seminário Dança_Educação (SD_E) como parte das comemorações dos seus dez anos de atuação. Nesta edição, o SD_E contará com a residência artística “Percursos da Diversidade”, que irá acontecer do dia 25 a 30, das 14h às 18h, no Theatro José de Alencar, conduzida pela artista, intérprete-criadora e professora da UFMG Anamaria Fernandes Viana. Destinada a estudantes e profissionais da dança, serão ofertadas 30 vagas e as inscrições podem ser feitas, através de formulário online, até às 23h59min do dia 17 de abril (domingo).
A residência, gratuita e com carga horária de 30 horas, propõe uma experiência artística tendo como foco o trabalho em dança a partir da diversidade dos corpos e de suas diferenças – algo que nos constitui, nos une e nos torna movimento dançante. Através da experiência individual e coletiva, de suas descobertas, experimentações e composições ao longo das fases do trabalho, a residência pretende trabalhar as singularidades dos corpos dançantes e a potencialidade que carregam em construir-se, lidando e compondo com a multiplicidade que somos.
Atuante nas questões e com as pessoas que se encontram no espectro autista, Anamaria é uma artista cujo olhar não se limita à dança, mesmo sendo formada em Dança na Unicamp. No mestrado na Universidade de Rennes 2 (França) defendeu a legitimidade artística da pessoa com deficiência intelectual severa; e no doutorado, com cotutela em Artes Cênicas na Universidade de Rennes 2 e em Educação na Unicamp, buscou entender a construção de espaços de encontro a partir das ligações entre dança e autismo, tecedendo daí uma corporeidade dançante imbuída e comprometida com as relações e com as diferenças que as constitui. Como intérprete-criadora, trabalhou em companhias no Brasil e na França, onde atuou com dança junto a pessoas em situação de vulnerabilidade, deficiência, sofrimento mental ou com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A seleção dos(as) interessados(as) em participar da residência será realizada através da análise de carta de interesse. Serão priorizados(as) estudantes e profissionais da dança de Fortaleza vinculados(as) às Graduações em Dança da Universidade Federal do Ceará, aos Cursos Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes e do Centro Cultural Bom Jardim, bem como alunos(as) dos Cursos de Dança da Vila das Artes. O resultado será divulgado no dia 20 de abril.
A programação do Seminário Dança Educação (SD_E) reúne mesas de discussão, residência artística, mostra videográfica e apresentação de trabalhos acadêmicos e artísticos. Com o tema “10 anos. E agora?”, a proposta é discutir, pensar e debater os dez anos das graduações em Dança da UFC, possibilitando diferentes modos de refletir as pedagogias, políticas e formações em dança no Ceará. Para acompanhar a programação completa acesse o site do evento.
>>SERVIÇO:
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA PERCURSOS DA DIVERSIDADE
com a Profa Dra Anamaria Fernandes Viana
Período de realização: 25 a 30 de abril de 2022 (horário 14h às 18h)
Local: Sala de dança e palco principal do Theatro José de Alencar – R. Liberato Barroso, 525 – Centro (presencial)
Público-alvo: Estudantes e profissionais da dança de Fortaleza-CE
Carga horária: 30 horas – Haverá emissão de certificado.
Vagas: 30 pessoas
Gratuito
***Obrigatório uso de máscaras e comprovante de vacinação completa contra a covid-19
Inscrições até às 23h59min do dia 17 de abril (domingo), através de formulário online.
Divulgação do resultado da seleção no dia 20 de abril (quarta-feira).
Mais informações: E-mail: seminariodte@ufc.br | site: www.seminariodte.ufc.br