VII Temporal – Encontros de dança contemporânea e composição
Data da publicação: 6 de setembro de 2018 Categoria: BlogO projeto Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real, iniciado em 2012, visa a organização de encontros de caráter artístico e científico que pretendem discutir processos de Improvisação e de Composição em Tempo Real em Dança Contemporânea, colaborando para a afirmação de espaços de discussão e apresentação de trabalhos com este
recorte temático.
Apesar deste foco, o projeto não se limita a este olhar e deseja, cada vez mais,dialogar com outras linguagens e modos de se pensar/fazer Improvisação, não apenas na própria dança, mas também em outros campos de conhecimento.
SOBRE O PROJETO
O projeto, que está em sua sétima edição, se iniciou na cidade de Uberlândia e a partir do ano de 2017 começou a se expandir, existindo de outros modos. Esta é a segunda edição na cidade de Fortaleza, que no ano de 2018 tem se configurado de um modo muito especial: foram seis ações ocorridas entre os meses de março e agosto (lançamento do livro Abordagens sobre Improvisação
em Dança Contemporânea com proferimento de palestra; roda de conversa Improvisação em Dança em Fortaleza: discutindo fazeres e contextos – com Andréa Bardawill, Lucian Charada, Honório Félix e Bilica Leo; Jam Session, conduzida por Fauller, da Cia Dita; roda de conversa Encontro – Dispositivos de Improvisação em Dança, com Gilsamara Moura (BA) e Alejandro Ahmed (SC); Performance “Vende-si” dança ambulante, proposta de João Paulo Barros, articulada com o Conectivo Nozes e o Projeto Improvisa; Conversa com o artista Gerson Moreno (Itapipoca): Contato-incorporação-presentificação. Este primeiro momento foi extremamente importante pelas trocas possibilitadas entre artistas e interessados que produzem improvisação na cidade de Fortaleza, no interior do Ceará e em outros estados.
O segundo momento é este que vivemos agora. Uma semana de convivência intensiva, por meio da dança, organizada de modo gratuito e democrático, de 10 a 16 de setembro, em diferentes espaços da cidade. São sete dias reunindo artistas convidados do interior do Ceará (Alysson Amâncio e Francisco Céu) e de outros estados (Paula Bueno – MS e Dudude – MG), além dos profissionais, amadores e interessados participantes das ações, que incluem instalação
fotográfica e videográfica, performances, jam session, residência artística e oficinas.
Temporal é uma chuva de ideias, encontros, propostas e práticas. Talvez seja a tentativa utópica de ainda acreditarmos na possibilidade de uma convivência mais afetiva dentro e fora da Universidade provocada pela dança e a poesia. São momentos, mas desejamos que eles respinguem em outras ações tão íntimas e intensas quanto eles. O formato desses encontros é
variado a cada edição e podem contar com residências, mesas redondas, jam sessions, performances, oficinas, piqueniques culturais e outras ações.
A PROGRAMAÇÃO (clique na data para visualizar)
10 de setembro (segunda-feira)
Residência Artística: Dança/ ação/descobertas
Durante cinco dias de convivência, às tardes, trabalharemos na ativação do corpo via movimento, estimulando as possibilidades e a descoberta para trazer questões tanto diretas como correlatas ao movimento em si, abrangendo as intensidades destes corpos. Trataremos este material Corpo como depositário de informações e conhecimentos adquiridos ao longo da existência, saindo propositalmente da fronteira da arte e abraçando o entendimento de corpomundo mundocorpo.
As vagas serão ocupadas por seleção com carta de intenção e currículo. A divulgação dos 25 selecionados sairá dia 07/09/18.
A dinâmica desta convivência primeiramente se dará pelo desejo de experimentar algo no campo do sensível, atentando para a pergunta O QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI? Por quê? Para que? E como? Cada um dos interessados trará suas questões ampliadas de mundo, prezando o pensamento da Ecologia Humana. E a partir desta proposição seguiremos na aventura de experienciar na ideia de “mais um no mundo”.
Link de inscrição: http://www.certificadolivre.com.br/evento=id?5349
Local: Cena 15
Horário: 14h30 às 18h
Provocação: Dudude
11 de setembro (terça-feira)
Abertura da instalação fotográca e videográca Cartas Abertas ao Desejo no Centro Cultural BNB, com performance Sufoca aqui, de Francisco Céu , seguida de bate papo sobre improvisação no estado do Ceará.
As artistas Ana Carolina Mundim e Paula Bueno foram convidadas a trabalhar a distância para produzir uma instalação performática na abertura do Seminário de Dança do Festival de Dança de Joinville 2018. Este convite gerou o projeto Cartas Abertas ao Desejo, que incluiu a produção de 3 videodanças, uma performance e um ensaio fotográfico. A partir de uma discussão sobre a produção de redes em dança, as artistas chegaram aos quatro elementos como processo metafórico para discutir os temperamentos individuais na construção coletiva. As fotograas do elemento água, expostas no BNB, foram produzidas em Bonito/MS, e fazem parte de um conjunto maior de fotos que inclui os elementos fogo, ar e terra. Os três videodanças foram produzidos em Bacalar (México), estrada entre Porto das Dunas e Prainha (CE) e Bonito (MS) e podem ser acessados nos blogs: http://conectivonozes.blogspot.com e http://www.corpomancia.blogspot.com.
Performance solo de Francisco Céu: Sufoca aqui
As dores e incertezas expressas em uma solidão nada concreta. Os movimentos perpassam um turbilhão de sensações que ocasionam confusão e provocam um drama que sufoca, grita, explora e explode! Encontre “ali” no rosto assustado, bipolar e insano o “aqui” que procuramos.
Bate papo sobre improvisação no estado do Ceará
O Conectivo Nozes e o Improvisa, Alysson Amâncio e Francisco Céu falarão sobre suas experiências com improvisação nas cidades de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Quixeramobim, respectivamente.
Abertura exposição: Cartas Abertas ao Desejo
Performance: Sufoca aqui (Francisco Céu)
Horário: 10h às 13h
Local: Centro Cultural BNB
Residência Artística
Horário: 14h30 às 18h
Local: Cena 15
12 de setembro (quarta-feira)
Residência Artística
Provocação: Dudude
Horário: 14h30 às 18h
Local: Cena 15
Jam Session
Horário: 19h
Local: Sala de Dança do Porto Dragão
A jam session é um encontro de improvisação em dança. Qualquer pessoa interessada em dança pode vir e mover!!!
13 de setembro (quinta-feira)
Dançando os quatro elementos
A oficina proposta para o Temporal surge da experiência de co-criação com Ana Mundim do trabalho Cartas Abertas ao Desejo. Aqui, abrimos espaço para investigar os diferentes temperamentos (sanguíneo, colérico, eumático e melancólico), usando como caminho possível para sua percepção os quatro elementos. Uma pequena jornada de reconhecimento de como podemos nos manifestar.
Inscrição gratuita até o dia 12/09/2018 pelo link:
http://www.certificadolivre.com.br/evento=id?5351
As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição até completar 20 inscritos
Oficina: Dançando os quatro elementos
Provocação: Paula Bueno
Horário: das 9h às 12h
Local: Centro Cultural BNB
Residência Artística
Provocação: Dudude
Horário: 14h30 às 18h
Local: Cena 15
Espetáculo: Cartas Abertas ao Desejo
A partir de uma discussão sobre a produção de redes em dança, as artistas Ana Carolina Mundim e Paula Bueno chegaram aos quatro elementos como processo metafórico para discutir, de forma poética e performática, os temperamentos individuais na construção coletiva.
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural BNB
14 de setembro (sexta-feira)
Oficina: Dançando os quatro elementos
Provocação: Paula Bueno
Horário: das 9h às 12h
Local: Centro Cultural BNB
Residência Artística
Provocação: Dudude
Horário: 14h30 às 18h
Local: Cena 15
Espetáculo: Cartas Abertas ao Desejo
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural BNB
15 de setembro (sábado)
Oficina: Corpo Repente
A Oficina ‘Corpo Repente’ busca fomentar um corpo em estado de improviso poético, disponível para o acontecimento, para o outro, para a vida. Os moveres se contaminam e a partir deles constroem outros modos de estar e ser no mundo.
Inscrição gratuita até o dia 14/09/2018 pelo link:
http://www.certificadolivre.com.br/evento=id?5350
As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição até completar 20 inscritos
Oficina: Corpo Repente
Provocação: Alysson Amâncio
Horário: das 10h às 13h
Local: Vila das Artes
16 de setembro (domingo)
Oficina: Corpo Repente
Provocação: Alysson Amâncio
Horário: das 10h às 13h
Local: Vila das Artes